Sobre o IFCE



O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) é uma instituição educacional, caracterizada como autarquia de natureza jurídica, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. Foi criado nos termos da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, com a integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Cefet – CE) e Escolas Agrotécnicas Federais das cidades Crato e Iguatu, sendo vinculado ao Ministério da Educação. Para fins de casos das disposições que conduzem a regulação, a avaliação e a supervisão institucional e dos cursos superiores, o IFCE é equiparado às universidades federais. Atualmente o IFCE está presente em 35 pontos, abaixo apresentados na figura 1. A ampliação da presença do IFCE no interior do Estado atende à meta do programa de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, e leva em consideração a própria natureza dos institutos federais, no que diz respeito à descentralização da oferta de qualificação profissional, cujos propósitos incluem o crescimento socioeconômico de cada região e a prevenção ao êxodo de jovens estudantes para a capital.

O IFCE está presente em todas as regiões do Estado, atendendo mais de 46 mil estudantes distribuídos em 392 cursos (IFCE em Números), por meio da oferta de cursos regulares de formação técnica e tecnológica, nas modalidades presenciais e a distância. Atuam no Instituto 1.930 professores e 1.600 técnicos administrativos. São oferecidos cursos superiores tecnológicos, licenciaturas, bacharelados, cursos de pós-graduação (mais precisamente especialização e mestrado), além de cursos de formação inicial e continuada (FIC). No âmbito da pesquisa, o IFCE tem executado mais de 2.500 projetos, com o propósito de alavancar as ações de desenvolvimento e assegurar à população do estado, principalmente do interior, o acesso ao mundo do conhecimento e da pesquisa aplicada.

Dispondo de estrutura e experiência na oferta de cursos de formação a distância em todos os níveis, o IFCE, por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), disponibiliza cursos nas diversas modalidades de ensino, pesquisa e extensão, atuando com 29 polos espalhados em municípios cearenses, e polos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e da Universidade Aberta do Brasil em todo o país. No âmbito do ensino, em 2007, por meio de convênio e parceria firmada entre a então Diretoria de Educação a Distância (DEaD) e o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), foram ofertados os primeiros cursos na modalidade de educação a distância, de nível superior: Tecnologia em Hotelaria e Licenciatura em Matemática. Em 2014, houve a primeira oferta de outro curso de graduação: a Licenciatura em Educação, Profissional, Científica e Tecnológica. A partir de 2008, por meio do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec), iniciou-se a oferta de diversos cursos técnicos: Agronegócio, Automação Industrial, Edificações, Comércio, Eletrotécnica, Informática, Meio Ambiente, Química, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho. Além disso, vêm sendo ofertados cursos de especialização: Turismo e Hospitalidade, Docência na Educação Profissional nos Níveis Básico e Técnico, Orientação e Mobilidade, Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (UAB), Elaboração e Gerenciamento de Projetos para Gestão Municipal de Recursos Hídricos, Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica.

Na pesquisa podemos citar o edital n° 15 da CAPES/DED (fomento às TICs), com cinco projetos: Projeto de Capacitação de Recursos Humanos; Produção de Material Didático; Plataforma Virtual de Aprendizagem: Sistema de Gestão para Uso na Graduação Presencial e a Distância; Sistema de Avaliação Institucional de Atividades Semipresenciais para Uso na Graduação Presencial e a Distância; Projeto Plataforma Virtual de Aprendizagem: Learning Vectors – LV.

Na extensão, foram ofertados diversos cursos de formação inicial e continuada. Atualmente, por exemplo, temos os seguintes cursos, vinculados ao Campus Guaramiranga: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Informática para Escritório, Instalação e Manutenção de Computadores, Espanhol Básico I, Inglês Básico I, Criação e Desenvolvimento de Aplicativos Android e Instalações Elétricas.

No segmento do esporte, o IFCE é referência na formação de professores de educação física e de gestores desportivos. Na área de educação física são ofertados três cursos de licenciatura, nos municípios de Juazeiro do Norte, Canindé e Limoeiro do Norte, sendo este último o melhor avaliado do estado pelo MEC (nota 5 no último Enade). Na área da gestão do esporte, o Curso Superior Tecnológico em Gestão Desportiva e de Lazer do IFCE – Campus Fortaleza é um dos três cursos de graduação com oferta regular no país e o mais bem avaliado, tendo obtido nota máxima (5) na recente avaliação do Ministério da Educação, realizada no ano de 2019. Além disso, o curso do IFCE é o nono curso com maior procura no Sisu no estado do Ceará, entre todos os cursos públicos ofertados, sendo referência na formação e estudos em gestão do esporte no país.

Com 10 anos de existência, o curso de graduação em Gestão Desportiva e de Lazer do IFCE possui mais de 200 alunos regularmente matriculados na modalidade presencial, com uma matriz de 1800 horas de formação profissional específica para a atuação no mercado esportivo e do lazer em geral, conforme Catálogo Nacional de Cursos de Tecnologia do Ministério da Educação. Quer conhecer mais sobre o IFCE? Acesse www.ifce.edu.br e acompanhe nossas redes sociais.

Redes sociais

Instagram Youtube