Programa Academia & Futebol



Nas últimas décadas, com a realização dos principais megaeventos esportivos do mundo e com o aumento do interesse e do consumo de modalidades esportivas, o esporte passou a ser reconhecido no Brasil não apenas como um fenômeno de grande valor social, mas como um segmento de produtos e serviços de grande relevância para a economia mundial.

No Brasil, o futebol representa uma parcela significativa da chamada indústria do esporte. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o impacto da cadeia produtiva da modalidade no PIB do Brasil foi de 0,72% em 2018, movimentando mais de R$ 52 bilhões de reais e gerando mais de 156 mil empregos. O aumento da demanda por produtos e serviços do futebol fez com que esse segmento esportivo passasse a movimentar um volume cada vez maior de recursos financeiros e, com isso, as organizações esportivas estão tendo, inevitavelmente, que pensar na capacitação dos seus profissionais, com vistas a adquirir ou manter suas condições de competitividade e sustentabilidade.

Nesse sentido, a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, por intermédio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), estabeleceu o Programa Academia e Futebol, que tem entre seus objetivos o apoio à produção e à difusão de conhecimentos, bem como a oferta de formação na área do futebol e modalidades derivadas (futsal, beach soccer e outras). Em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), instituição educacional pública, federal e centenária, que tem se configurado como referência em formação nas áreas da gestão do esporte e da educação física no país, a SNFDT desenvolveu e oferta para todo o Brasil, gratuitamente, oito cursos de curta duração (40 horas) na modalidade a distância, com foco na técnica, na gestão e no direito do futebol e derivações:

  1. Metodologia do Ensino do Futebol
  2. Metodologia do Ensino do Futsal
  3. Gestão de Clubes de Futebol
  4. Gestão Técnica em Clubes de Futebol
  5. Gestão de Infraestruturas em Clubes de Futebol
  6. Gestão de Projetos Sociais de Futebol e Futsal
  7. Direito Desportivo no Futebol
  8. Gestão da Comunicação e do Marketing em Clubes de Futebol
  9. Gestão e Captação de Recursos para projetos de Futebol Feminino
  10. Mulheres em cargos de liderança no Futebol

Espera-se que este programa alcance a todos que almejavam, buscavam ou aguardavam a oferta de formação pública, gratuita, acessível e de qualidade na área do futebol e variações. Saiba mais sobre o Programa Academia & Futebol acessando: https://www.gov.br/esporte/pt-br/acoes-e-programas/programa-academia-e-futebol

Redes sociais

Instagram Youtube